CORRIGIR A POSTURA CORPORAL

Para corrigir a má postura é necessário fortalecer os músculos das costas e da região abdominal porque com os músculos abdominais fracos há uma maior tendência para descair os ombros para a frente, proporcionado a hipercifose, conhecida popularmente como 'corcunda', que é uma das maiores causas da má postura.

Apesar da má postura dever ser tratada por um fisioterapeuta, há um simples exercício (desde que não cause dor intensa, nem dormências nas costas ou nos braços) que feito diariamente pode ajudar a corrigir. Consiste em permanecer parado na seguinte posição:
O que fazer para melhorar a Postura Corporal
  • Encostada numa parede, mantendo os joelhos flexionados para que as costas estejam totalmente em contacto com a parede (no fundo um agachamento apoiado);
  • Manter a cabeça encostada na parede, com o queixo paralelo ao chão;
  • Posicionar os braços dobrados com a palma da mão para cima, encostando-os na parede, tendo o cuidado de não descolar a parte do meio das costas da parede, como mostra a imagem.
Deve ficar parado nesta posição por 2 minutos, todos os dias. Após 1 semana de exercício, deve aumentar 1 minuto, até completar 5 semanas.
Apesar do esforço que se deve fazer durante este exercício, não se deve sentir dor em nenhum momento. Se for o caso, deve parar de fazer o exercício e consultar um fisioterapeuta para iniciar o tratamento adequado. 




Fonte: adaptado de TuaSaude

Comentários