SOBRE BRACO - O OLHAR DO SILÊNCIO


Braco foi um dos nomes sonantes da Feira Alternativa que decorreu este fim de semana passado e um dos seus eventos mais concorrido. Mas afinal quem é Braco e o que é que ele faz para ser tão popular?
Confessamos que apesar de sermos atentas aos fenómenos das "modas" espirituais e esotéricas ainda não tínhamos ouvido falar deste senhor, pelo que rumámos ao recinto da Feira Alternativa de Lisboa para o conhecer, curiosas. 

E porque é ele tão original? 
Porque lhe chamam o fenómeno Braco? 
O que é que ele diz assim tão revelador? 

Pois está aí ... não diz nada ... Olha simplesmente para nós e fica em silêncio. Durante algum tempo fixa a multidão, passeando o seu olhar intenso (e aqui confirmámos que  o é) sobre a mesma, num acto mudo, convidando a devolverem o olhar. É um facto que no local onde nos encontrávamos,  dificilmente teríamos um contacto "olho no olho" mas ainda assim podemos dizer-vos que foi estranho. Um silêncio quase místico carregado de expectativa enchia o auditório do INATEL, e se houve sensações, despertares holísticos ou verdadeiros catarses ou epifanias sobre a vida, foi algo muito pessoal e privado porque não ouvimos ninguém partilhar as suas opiniões. 


Do nosso lado, bem, foi uma experiência diferente. Gostaríamos de pensar que foi um mote para aprendermos a estar em silêncio (já lá diz a sabedoria popular que por algum motivo temos dois ouvidos e apenas uma boca...). A verdade é que saímos de lá com uma certa sensação de paz, se motivada pelo impacto do "Olhar do Silêncio" de Braco se pela experiência sempre libertadora de uma quase meditação activa em grupo, não sabemos.

Foi uma boa prestação da Organização da Feira Alternativa de Lisboa, disponibilizar aos Lisboetas este acontecimento, cabendo a cada um que lá foi, tirar as suas conclusões sobre o impacto que teve ou não nas suas vidas. 

Caso queiram saber mais deixamos aqui alguns links: 


Comentários