DO ORIENTE AO OCIDENTE - PARTE I - SHIATSU | POR SÓNIA SANTANA

Créditos da imagem: Marco Vieira
Das Terapias Japonesas à Mézinhas de Portugal foi assim a minha deambulação pela Feira Alternativa. Vocês desculpem a insistência no tema, mas foram 3 dias de descoberta (ou "renovação de votos", como quiserem) e como tal ainda muita coisa ficou por dizer. Outras das minhas experiências novas foram a Massagem Shiatsu, a Acupunctura Ryoduraku e uma tenda de chás que "descobri" e sobre tudo isto quero falar.
Começo pela massagem Shiatsu que não sendo novidadade para mim, é sem dúvida dos meus prazeres de vida e que na sexta feira logo na abertura da Feira antes da confusão , foi dada pela nossa querida Maria João Cheong, que esteve nos 3 dias de Feira em grande actividade. Quem resiste a uma massagem? Eu não, e portanto lá fui colocar-me sob as mãos experientes desta terapeuta de longa data. Afinal o que diferencia a massagem Shiatsu das restantes modalidades?

É que o Shiatsu (palavra japonesa que significa "pressão dos dedos"), actua ao nível do sistema energético do corpo. O terapeuta de Shiatsu, neste caso a Maria João, aplica pressão em pontos dos meridianos para estimular o Ki, a palavra japonesa para Chi ou Energia vital. Existem diferentes técnicas para aliviar a dor e libertar a energia bloqueada que provoca um problema particular. 

A verdade é que uma massagem Shiatsu alivia o stress, acalma o sistema nervoso e estimula o sistema circulatório e imunitário, sendo muito semelhante à Acupunctura; sendo que em vez de agulhas o terapeuta usa os dedos, as palmas das mãos, cotovelos, braços, (joelhos e pés até em certas situações) em vez de agulhas, para estimular pontos de pressão no corpo. É uma massagem muito dinâmica por parte do terapeuta que deverá ter formação específica para o caso!

O Shiatsu é uma terapêutica não-convencional no Ocidente, e foi importada do Japão, onde teve a sua origem há milénios, mantendo-se ainda hoje como um sistema tradicional de cuidados de saúde. O seu sistema e filosofia enquadram o Shiatsu como uma terapia holística para tratamento da mente, corpo e espírito. Está relacionado com uma antiga terapia de massagem oriental chamado Anma. Esta terapia implica friccionar e comprimir o corpo para tratar distúrbios comuns.

O Shiatsu, pelo profundo bem-estar do corpo e mente que proporciona e como valioso instrumento terapêutico na prevenção da doença ou como auxiliar no rápido restabelecimento da saúde, e desde a II Guerra Mundial, vem sendo cada vez mais (re)conhecido no Ocidente onde já detém o estatuto da mais eficaz massagem terapêutica e de relaxamento.

Acreditem em mim que é verdade ;) sou testemunha vida e relaxada :D

Amanhã continuo que o post já vai longo ... até lá! 

Comentários