SABORES GASTRONÓMICOS: VINAGRE BALSÂMICO

Não sabemos quanto a vocês mas com este calor que paira nas nossas vidas ultimamente, a nossa vontade de comer diminuiu drasticamente. Líquidos e coisas frescas povoam o nosso horizonte alimentar pelo que temos apostado imenso nas saladas! E por isso hoje vimos falar-vos do Vinagre Balsâmico, um produto extremamente versátil e cheio de sabor que pode ter inúmeras utilizações. 
Cada vez mais, como é do conhecimento geral, a maioria das pessoas optam por hábitos de vida saudáveis e pela utilização diária de produtos muito saborosos na confecção dos seus pratos de forma a proporcionar uma experiência rica de sabores gastronómicos. 

Usado na medida certa, o Vinagre Balsâmico ressalta os sabores dos outros ingredientes e pode ser usado nos mais variados pratos e até mesmo sobremesas. Mas isto não é tudo!...

De acordo com alguns estudos de Davide TagliazucchI et al.(2009), Masino et al. (2008) et Verzelloni et al. (2010) os vinagres balsâmicos têm propriedades antioxidantes, quelantes, antimicrobianas e anti-hipertensoras.

Os vinagres balsâmicos podem ser benéficos na redução do colesterol e na sensibilidade à insulina (Eleni I Petsiou et al., 2014). 

Por serem um produto 100% natural (sem adição de corantes nem conservantes), os vinagres balsâmicos representam uma excelente alternativa a outros molhos e temperos, quer seja para temperar ou para cozinhar, atribuindo aos pratos características sensoriais peculiares.

Os vinagres balsâmicos abrangem uma vasta série de utilizações que vão desde o tempero de saladas, como um substituto dos vinagres de mesa mais comuns, ao realce do sabor de queijos mais fortes ou de frutas como o morango, ou à inclusão em receitas culinárias tradicionais ou molhos.


Se nunca experimentou, faça-o agora! É só vantagens ;) 



Comentários