CINCO BENEFÍCIOS DE CAMINHAR

Não gosta de correr ou ir ao ginásio? Não faz mal! Está mais do que provado que para  atingir o bem estar físico e mental não implica, necessariamente, actividades complexas ou demoradas. Pode ser suficiente tirar 20 minutos do seu dia para uma caminhada!
Se tornar o hábito de caminhar diariamente tão natural como beber água, terá inúmeras vantagens, logo a começar que por ser uma actividade de baixa intensidade significa que é benéfica ao nível das articulações e um bom estímulo para o fluxo sanguíneo. 

A ciência tem vindo a analisar os efeitos que caminhar tem a nível da saúde física e mental e os resultados vêm confirmar o que já dizia Hipócrates há 2 mil anos: “Andar é o melhor remédio para o homem.” E 20 minutos já fazem diferença, ora vejam: 

1 - Combate a demência

As últimas pesquisas sobre os efeitos de caminhar vêm de uma equipa de investigadores da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, que descobriu um vínculo entre a função cerebral cognitiva e o exercício de baixa intensidade em pessoas que sofrem algum tipo de demência.


2 - Reduz a probabilidade de morrer de cancro

Dois estudos recentes da Universidade de Tecnologia Queensland (Austrália) e da Universidade de Harvard (EUA), apresentados em Chicago, na conferência da Sociedade Americana de Clínica Oncológica, sugerem que caminhar pode ser anticancerígeno...

3 - Melhora as funções cardíacas

O leque de benefícios cardíacos é vasto e a maioria está associada ao efeito que caminhar tem no bombardeamento do sangue sem causar demasiada pressão no sistema cardiovascular.

Uma metanálise de vários estudos realizados entre 1970 e 2007 descobriu que caminhar regularmente reduz a probabilidade de desenvolver problemas cardíacos até 31%. Segundo a Stroke Association, um passeio diário de 30 minutos diminui o risco de AVC até 27%.

4 - Melhora o humor


5 - Aumenta a vitamina D

Deixar a passadeira do ginásio e optar por caminhadas ao ar livre traz mais um benefício: A exposição aos raios de sol fará com que o corpo absorva a vitamina D - o que irá melhorar a saúde dos ossos, dentes e músculos.


Convenhamos que com estes argumentos, é dificil não ir dar um passeio. Final do dia, a seguir ao jantar, de manhã antes de ir trabalhar, não interessa o horário mas sim que aproveite a oportunidade de cuidar de si! Lembre-se que hoje pode não ter tempo para a sua saúde mas amanhã poderá ter de ter tempo para uma doença ... 








Fonte: Visao

Comentários

  1. Li algures que se queremos perder peso "basta" dar 15000 passos por dia, por isso calculo que seja de facto muito bom, mesmo! =D

    E, claro, a vitamina D... é das principais razões de eu gostar tanto de ir passear para a rua em vez de na passadeira do ginásio! =)

    Um beijinho dourado,

    Catarina

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