VIVA A VIDA COM SUCESSO - PARTE 3 | POR JUSTWOMAN

E a verdade é que muitas das coisas têm sempre a ver com características de personalidade que fomos adquirindo ao longo da vida, características que moldam o nosso comportamento na sociedade

Continuando ...


7. Pare com a mania de controlo
"Algumas coisas dependem de circunstâncias que não controlamos, mas as mais importantes dependem sobretudo da nossa atitude." -  Autor desconhecido

Diferenciar quais as coisas que dependem de nós e quais as que não estão ao nosso alcance é essencial para a nossa sanidade mental e física. Algumas de nós sofremos de um complexo de "Madre Teresa de Calcutá", queremos resolver os problemas de todos, não queremos ver ninguém a sofrer e acabamos por não ajudar.

Nós na justWoman somos assim e a verdade que nos foi sendo revelada ao longo do tempo é que o  que há a fazer é aprendermos a ganhar perspectiva, isto é, afastarmo-nos das coisas que não conseguimos controlar e focarmo-nos nas que conseguimos... é na atitude que fazemos a diferença.


8. Deixe de ser agradadora 
“Não se pode agradar a gregos e troianos” – Provérbio popular

Pense em si como um livro, como uma flor, uma paisagem. Umas pessoas gostarão e outras não. Independementente do que faça, não há maneira de fazer como que toda a gente goste de si. Custa aprender isto? Custa!  Mas essa é a lei natural da vida!

A única coisa que podemos fazer é sermos nós mesmas, darmos o melhor de nós a nós mesmas e aos outros, sem renunciarmos ao nossos princípios e contribuirmos com a nossa prestação a fazermos de cada dia um dia melhor para a sociedade onde vivemos. Acreditamos mesmo nisso :) e não é utopia.  


9. Aprenda a ser Assertiva

“Aquele que deseja realizar pouco deve sacrificar pouco; aquele que deseja alcançar muito deve sacrificar muito; aquele que quer alcançar coisas incríveis deve sacrificar grandemente.” – James Allen

Aí está uma verdadeira palavra da moda, a chamada "buzz word". Ser assertiva é algo difícil para a maioria de nós. Ser assertiva é saber dizer Não quando o que nos pedem nos vai prejudicar favorecendo outros. Mais uma vez o espírito de Madre Teresa a funcionar, e depois ... bem nós sabemos como ficamos .. atulhadas em emoções e/ou tarefas que só nos vêm a complicar ainda mais a vida.  

Tivemos de aprender a ser assertivas, por forma a conseguirmos a atingir os nossos objectivos, dizendo NÃO a certas tarefas, actividades e demandas dos nossos amigos, familiares e colegas. A curto prazo, sacrificamos a sensação de gratificação automática que tanto nos agrada ("és tão querida e disponível") pela sensação de objectivo cumprido quando finalmente chegamos ao final da nossa quimera.




Sim, aprendemos muita coisa na vida :D e ainda teremos muito mais que aprender mas este "resumo" está quase a chegar ao fim ... Até amanhã :)

Beijinhos nossos

Comentários