MOVIMENTO 2020 ASSINALA DIA NACIONAL DA LUTA CONTRA A OBESIDADE

No próximo dia 20 de Maio assinala-se o Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade com avaliações nutricionais e actividade para toda a família a fim de promover um estilo de vida saudável! E, como não podia deixar de ser, o Movimento 2020 irá celebrá-lo junto dos portugueses com actividades que promovem um estilo de vida saudável, no Kids Market, nas Cavalariças do Pestana Palace em Alcântara, durante todo o fim de semana. 

“Mais de metade da população portuguesa (5,9 milhões de pessoas) é obesa ou está em risco de o ser e apesar de acharmos que está na moda, a prática de atividade física programada decresce com o passar dos anos, bem como o abandono das práticas da Dieta Mediterrânica enquanto estilo de alimentação e de vida saudáveis. Além de seis em cada dez portugueses serem obesos ou pré-obesos, 80% dos idosos e 50% da população adulta estão em risco de obesidade abdominal que é um fator de risco para a doença cardiovascular”, refere Zélia Santos, nutricionista e membro do Conselho Executivo do Movimento2020.

Os portugueses consomem mais carne e açúcar e menos produtos hortícolas, leguminosas e frutas do que deveriam. 69% das crianças e 66% dos adolescentes comem menos de 400 gramas de fruta e de hortícolas por dia. Em particular, os adolescentes deixam-se seduzir por refrigerantes, bolos e snacks doces e salgados. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o excesso de peso e a obesidade infantis atingiram, nas últimas duas décadas, uma dimensão preocupante. Em 2013, 42 milhões de crianças com idade inferior a 5 anos apresentavam excesso de peso ou obesidade a nível mundial. Se as tendências atuais persistirem, prevê-se que, até 2025, 70 milhões de crianças estarão acima do peso ideal ou terão obesidade. Também em Portugal, dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (2015) revelaram que mais de 35% das crianças com idades compreendidas entre os seis e os oito anos possuem uma corpulência excessiva, isto é, um índice de massa corporal elevado para a idade e sexo, e que mais de 14% das crianças têm obesidade. Estes dados mostram ainda que, na população entre os 10 e os 18 anos de idade, a prevalência de excesso de peso é superior a 30% e a da obesidade ronda os 8%. 

E porque a educação em família é aquela que mais frutos tem, nos próximos dias 20 e 21 de Maio, o Movimento 2020 irá realizar avaliações nutricionais gratuitas e muitas actividades para as crianças e para os pais num evento dedicado a eles. O Kids Market é um mercado para toda a família, e realiza-se durante o fim de semana entre as 10h e as 19h no sábado e as 10h e as 18 no Domingo, nas Cavalariças do Pestana Palace. 


O Movimento 2020 é um projecto da Associação Portuguesa de Dietistas, com o objetivo de promover e implementar as boas práticas no que respeita à saúde alimentar e hábitos de vida saudável, lançado a 15 de Maio de 2014. 

Em pleno séc. XXI, a literacia em saúde alimentar ainda escasseia na sociedade portuguesa. Muitos são os hábitos que devemos rever para inverter alguns indicadores preocupantes sobre o nosso estilo de vida. Sabendo da necessidade de implementar e promover boas práticas ligadas à sua alimentação, que contribuem para a nossa saúde e felicidade, a Associação Portuguesa de Dietistas lançou 20 desafios a todos os portugueses. 

Com o Movimento 2020 pretendemos alcançar uma sociedade mais esclarecida e predisposta a adoptar os comportamentos que nos farão sentir melhor todos os dias. 



Comentários