EXPOSIÇÃO « EXOTIC TASTE OF EUROPE » A BORDO DO VELEIRO HISTÓRIO «MARITÉ»

Desde dia 14 até 19 de Maio os visitantes no Porto de Lisboa serão convidados à exposição de fotografia « Exotic Taste of Europe », dedicada ao « símbolo das regiões ultraperiféricas », a bordo do veleiro histórico « Marité ».
Os visitantes poderão descobrir o símbolo RUP e as práticas agrícolas das regiões ultraperiféricas da Europa. Estas produções, feitas em locais de riqueza e de características únicas, oferece ao consumidor o melhor sabor, a mais alta qualidade e rastreabilidade. 

A exposição « Exotic Taste of Europe » faz parte duma campanha de informação durante 3 anos cofinanciada pela União Europeia. Esta campanha permite às instituições europeias e aos produtores de bananas de Guadalupe, Martinica, da Madeira e das Ilhas Canárias, de trabalhar em conjunto para melhorar o conhecimento dos consumidores europeus sobre a qualidade dos produtos agrícolas produzidos nas regiões ultraperiféricas da Europa. Esta campanha irá demonstrar o impacto económico e ambiental da agricultura nessas regiões e de apresentar o símbolo RUP. 

A exposição conta, através das imagens, a cultura dos produtos agrícolas dentro das regiões ultraperiféricas da Europa; como a cultura da banana, da uva, do abacate e do tomate. A exposição, diferente e autêntica, desvenda paisagens impressionantes e retratos dos agricultores e produtores nas plantações. Os produtos cultivados serão também destacados em diferentes representações.

A exposição terá lugar no histórico veleiro « Marité » de três mastros. Construído em 1921 em Fécamp, Seine-Maritime, é hoje o último terra-novense francês em navegação. De maio 2017 a outubro de 2019, o veleiro fará escala em 18 cidades portuárias europeias.

No dia 14 de maio, o veleiro chega ao porto de Lisboa na Doca de Alcântara, na R. Gen. Gomes Araújo, 7. 
A exposição será aberta ao público de 15 a 19 de maio

No dia 16 de maio o barco estará aberto ao público a partir das 16h00
Nos dias restantes, o público poderá visitar o barco a partir das 14h00.



Sobre a campanha 


A campanha cofinanciada pela União Europeia sob o lema «O símbolo das regiões ultraperiféricas – nasce sob as estrelas da sorte» foi originado por três organizações representativas dos produtores de bananas europeus: UGPBAN (Guadalupe e Martinica), GESBA (Madeira) e ASPROCAN (Canárias). Outros produtos como o melão, a uva e o tomate serão igualmente representados. 

O objetivo da campanha é de sensibilizar os consumidores europeus face à qualidade dos produtos provenientes das regiões ultraperiféricas da europa (RUP) e de gerar notoriedade do símbolo, através do qual a Europa distingue os produtos destas regiões. Os produtos são cultivados utilizando métodos tradicionais e agricultura sustentável em conformidade com os mais altos padrões sociais e ambientais do mundo. Desta forma, estão em conformidade com as exigências atuais dos consumidores europeus que procuram uma alimentação mais saudável e sustentável. 


O símbolo RUP foi concebido pela União Europeia para melhorar a competitividade das regiões ultraperiféricas da Europa no mercado europeu – e, particularmente, lidar com produtos provenientes de países terceiros (países fora da área comunitária). 

Como parte da campanha, que se estende de 2017 a 2019, as ações terão lugar em Espanha, Portugal, França, Bélgica, Alemanha e Polónia. Para além da visita à exposição, projetos educacionais com escolas e participações em feiras dedicadas à alimentação constarão no programa nos anos que decorrem. A campanha também será apoiada por relações com a imprensa, bem como ações de comunicação regulares no site dedicado a este projeto www.exotictasteofeurope.eu e na página de Facebook (« Exotic taste of Europe »). 

Para mais informações : 

Facebook : « Exotic taste of Europe »

Comentários