UM ESTILO DE VIDA: ALIMENTAÇÃO MEDITERRÂNICA

Alimentos como as frutas, os produtos hortícolas, cereais integrais, leguminosas, frutos secos, azeite, peixe, carnes brancas, queijo e iogurte, e quantidades moderadas de vinho tinto são característicos da chamada Alimentação Mediterrânica, representativa dos hábitos alimentares mais comuns dos países da bacia do Mediterrânico.

A Pirâmide da Alimentação Mediterrânica foi desenvolvida com base em estudos epidemiológicos e experimentais, encontrando-se dividida em sectores de diferentes dimensões consoante a periodicidade e a quantidade com que devemos ingerir os respetivos alimentos.



As principais recomendações deste guia alimentar são apresentadas de seguida:

- Consumir abundantemente produtos hortícolas, frutas, batatas, pão e cereais, leguminosas, frutos secos e sementes;

- Moderar o consumo de alimentos processados, tanto quanto possível, preferindo os alimentos frescos, respeitando a sazonalidade, o que maximiza os nutrientes obtidos destes alimentos;

- Eleger o azeite como a gordura a utilizar em todas as confeções culinárias;

- Ingerir por dia uma quantidade de gordura que deve variar entre 25 a 35% do valor total de energia, onde a gordura saturada não deve fornecer mais de 7 a 8% da energia total consumida;

- Consumir diariamente moderadas quantidades de queijo e iogurte (preferir produtos com baixa ou inexistente quantidade de gordura);

- Consumir 2 vezes por semana quantidades moderadas de peixe e carnes brancas e de 0 a 4 ovos por semana;

- Ingerir com pouca regularidade sobremesas doces, que contenham quantidades significativas de açúcar e/ou gordura;

- Consumir carnes vermelhas poucas vezes por mês;

- Praticar atividade física com regularidade, o que promove um peso saudável e benefícios físicos e psicológicos;

- Consumir bebidas alcoólicas, desde que, com moderação, no contexto de uma refeição. As recomendações apontam para 1 a 2 copos de vinho por dia para os homens e 1 copo por dia para as mulheres;

- Beber água diariamente em abundância.


Benefícios para a Saúde

Atualmente, são já atribuídos inúmeros benefícios para a saúde, decorrentes da prática de uma alimentação mediterrânica. De seguida, são destacados alguns:

- Proteção cardiovascular

- Longevidade

- Proteção contra diversos cancros

- Defesa contra diversas doenças crónicas, tais como o síndrome metabólico, Obesidade e Hipertensão Arterial, - Diabetes e Colesterolemia

- Prevenção da depressão

- Proteção contra a Doença de Alzheimer

- Prevenção da Doença de Parkinson

- Melhoria da Artrite Reumatoide

- Auxílio de uma melhor respiração

- Prevenção das malformações fetais



Créditos da imagem de capa: unsplash.com/casey-lee-105763

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