ORGANIZE O SEU FRIGORÍFICO DE UMA FORMA EFICIENTE!!


Um frigorífico demasiado cheio e mal organizado não ajuda a optimizar a gestão de uma casa. 


Acabamos por acumular alimentos que a maior parte das vezes terminam no caixote do lixo.

Para além disso, não estamos a ter em conta a nossa saúde pois, muitas vezes os alimentos não estão acondicionados da melhor maneira podendo tornar-se prejudiciais.

É muito importante guardá-los adequadamente e ter sempre atenção aos prazos de validade.

Outra situação desagradável que muitas vezes acontece prende-se com os maus odores que sentimos quando abrimos o frigorífico, o que é bastante desagradável.

Para evitar tudo isto tenha em conta algumas dicas sobre o armazenamento de alimentos e saiba como organizar o seu frigorífico de uma forma eficiente!


1. Legumes e Verduras 

Os legumes e as verduras precisam de humidade para se manterem em perfeitas condições durante algum tempo portanto, a gaveta de vegetais é o local indicado para os guardar. Mantenha-os em sacos de plástico e não os lave antes de utilizar!


2. Ovos 

Os ovos devem manter-se na sua embalagem original que deverá ser, preferencialmente, de cartão. Não os lave antes de utilizar pois a água pode penetrar através da sua casca porosa e estragá-los.
3. Carne crua
Quando retira a carne do congelador ou se tem carne que não vai congelar porque vai consumir rapidamente, lembre-se de a colocar sempre na prateleira mais fria (as de cima) e dentro de um recipiente para evitar sujar o frigorífico e outros alimentos com a água que vai libertar.


3. Frutas

As frutas, tal como as verduras e os vegetais, devem ficar na gaveta em sacos de plástico.
Também só devem ser lavadas antes de consumir pois são sensíveis à deterioração por excesso de humidade e bactérias da água.


4. Leite

O melhor sítio para o colocar é nas prateleiras mais frias pois, caso não tenha temperaturas suficientemente baixas pode fermentar e azedar.


5. Manteiga e Queijos

A manteiga e os queijos devem ser guardados em potes hermeticamente fechados e na gaveta de lacticínios do frigorífico que é onde mantém a temperatura ideal.


6. Lacticinios

Iogurtes e queijos também precisam , assim como o leite, de estar em temperaturas mais frias.Tenha bastante atenção às datas de validade!


7. Condimentos

Os condimentos são, geralmente, ricos em vinagre e sal que são conservantes naturais. Portanto, ketchup, maionese, temperos para salada, azeitonas e pickles, por exemplo, podem ficar na porta do frigorífico.


8. Bebidas

Bebidas como sumos, refrigerantes e água conservam-se bem na portada do frigorífico porém, os sumos não industrializados, ou seja, espremidos da fruta na hora devem ficar em prateleiras mais frias e serem consumidos o quanto antes, pois não têm conservantes e além de perderem as suas propriedades vitamínicas ao longo do tempo, são mais susceptíveis ao desenvolvimento de bactérias.


Comentários