"HISTÓRIA DA MENINA PERDIDA" RECEBE PRÉMIO LIVRO DO ANO BERTRAND




«História da Menina Perdida», de Elena Ferrante, é o vencedor do Prémio Livro do Ano Bertrand! Lançado em Portugal, em 2016, pela editora Relógio d’Água, este é o quarto volume de uma coleção que conta a história das amigas Elena e Lila, acompanhando as suas vidas desde a infância, em Nápoles.
Para quem não saiba, Elena Ferrante é o pseudonimo de uma escritora italiana, que mantém em segredo a sua identidade. Concede poucas entrevistas, todas elas por escrito e intermediadas pelos suas editoras italianas. Nelas, explica que optou pelo anonimato para poder escrever com liberdade, e também para que a recepção de seus livros não seja influenciada por uma imagem pública.

Para quem nunca leu nada desta escritora recomendamos que o faça! É absolutamente envolvente. De leitura fácil e emotiva, Elena Ferrante leva-nos a descobrir uma amizade entre duas mulheres acompanhando-as nas suas vidas e descobertas.

Neste ultimo volume da tetralogia chega-se ao final de uma história de amizade que vai certamente perdurar nas nossas memórias. 

Sinopse: 
Deixando o marido em Florença, Elena volta a Nápoles para viver com Nino Sarratore, esperando que este se separe da mulher. É agora uma escritora reconhecida e procura escapar ao ambiente conflituoso do bairro onde cresceu e a sua família continua a viver. Evita encontrar Lila. Mas as duas amigas de infância não conseguem manter-se distantes e acabam mesmo por engravidar ao mesmo tempo, o que lhes permite reencontrar, por algum tempo, a passada cumplicidade.

Os outros volumes da tetralogia são: 

Vol1 - A Amiga Genial
Vol2 - História do Novo Nome
Vol3 - História de Quem Vai e de Quem Fica 

Sobre o Prémio Livro do Ano Bertrand:

A partir de um convite pessoalmente endereçado pela Livraria Bertrand, todos os leitores e livreiros Bertrand puderam selecionar o seu livro preferido de uma pré-seleção de 50 livros. Esta lista foi elaborada com a participação dos jornalistas José Mário Silva e Anabela Mota Ribeiro, que contribuíram com a seleção de cinco títulos cada. Em janeiro de 2017, ficou disponível a lista dos dez livros finalistas, selecionados pelos leitores e livreiros, para que pudesse ser realizada a votação final.

Para mais informações, p.f. visite o site 


Bertrand é hoje o nome da mais antiga livraria do mundo e da maior rede de livrarias portuguesa. Com uma superfície comercial atual que ultrapassa os 11.000 m2 ,distribuídos por Portugal Continental e Ilhas, e de uma livraria online em www.bertrand.pt que disponibiliza o maior catálogo de livros em Portugal, com mais de 8 milhões de referências entre livros em português, inglês, francês e espanhol, e um serviço de entrega em 24 horas para dezenas de milhares de livros.

Fundada em 1732, por Pedro Faure, de origem francesa, a primeira livraria Bertrand abriu portas na Rua Direita do Loreto, no Chiado, e mantém-se desde a segunda metade do século XVIII nos n.ºs 73-75 da Rua Garrett para onde se transferiu por força do Grande Terramoto de 1755.

Cada livraria é concebida a pensar no público-alvo a que se destina, tendo em conta a sua localização. Assumindo a vocação de ser um espaço de encontro e de cultura, todas as lojas têm uma personalidade própria, promovendo diferentes atividades – leituras, sessões de autógrafos, tertúlias, exposições, lançamentos, entre outros.

O Guinness World Records reconheceu a Livraria Bertrand do Chiado como a mais antiga do mundo em funcionamento.



Comentários