COMO APERFEIÇOAR A SUA MEMÓRIA - METODO LOCI

Conseguirmos lembrar-nos de tudo pode ser difícil, afinal, somos apenas humanos. 
Bem, e se lhe disséssemos que existe  uma técnica antiga que pode efectivamente duplicar a nossa capacidade de memorização?
A ideia de localização ou memória baseada na imagem não é nova, na verdade, vem da antiga Grécia, onde a ideia original é atribuída ao poeta grego Simónides de Ceos.

Também é uma técnica de memória bem documentada usada por atletas da memória a nível mundial e como uma forma reconhecida de exercitar a memória. 

"Palácio das memórias" ou o "Método de loci" é uma técnica de memorização. Foi documentada no séc. V a.C., mas a sua origem é possivelmente anterior a esta data. A técnica tem sido usada por estudiosos, sacerdotes e políticos há milhares de anos para os ajudar a lembrar grandes quantidades de texto e informação.

A técnica é, na verdade, muito simples. Basicamente, assenta no princípio de criar um 'lugar' dentro da cabeça ao qual podemos "regressar".

Dentro desse espaço, podemos armazenar a informação da qual nos queremos lembrar especificamente, tais como números, palavras ou lugares.

1. Escolha um local específico que lhe seja muito familiar. Tem de ser capaz de dividir esse lugar em vários segmentos. Por exemplo, a sua casa é uma boa escolha, ou usar uma rua que conheça como a palma da sua mão. Usando esses pontos de referência será mais fácil recordar-se de cada item.

2. Faça uma lista de itens dos quais precisa de se recordar. Visualize-se a movimentar-se através do local escolhido, e atribua a cada item da sua lista uma sala específica ou espaço.

3. Crie uma imagem única mental para cada item e sua localização. Quanto mais louca for a imagem, mais provável é conseguir "mantê-la no seu cérebro". O cérebro adora novidades, e evoluiu para chamar a sua atenção para coisas estranhas e/ou diferentes nos caminhos conhecidos. Pode, ainda, associar um cheiro ou um som à imagem. Associando outros sentidos à sua imagem será mais fácil de a recordar.

4. Quando se quiser recordar da sua lista, passe mentalmente pelo local escolhido, e visualize cada um dos itens como se você se movesse por esse espaço.


Experimente e conte-nos!!! 

Comentários