FORÇA PARA VIVER: UMA HISTORIA NA PRIMEIRA PESSOA | POR CARLA DE SOUSA PINTO

O meu nome é Carla tenho 38 anos e resido nos arredores de Lisboa.
Sou Mulher, Esposa e Mãe de duas crianças de 5 e 7 anos.Já fui Jurista, fui Gestora de Recursos Humanos, mas isso até há 22 meses atrás! Em Maio de 2015, durante o banho descobri um nódulo na mama esquerda. Era um Cancro!
O meu Mundo perfeito desabou!

Como Mamã, só tive uma opção… apanhar os bocados, engolir o medo e lutar!

Sem palavras (por hoje), assim o fiz e aqui estou hoje, livre do Cancro.

Venho falar-vos de Esperança, de Verdade e Frieza… partilharei Emoções e Momentos por que passei (alguns muito meus), de Amor, de Coragem, de se ser Mamã de duas crianças no Infantário e de se ter um Cancro...

Se ter um Cancro de Mama com 37 anos foi uma rasteira da vida? – Foi! – Ou talvez tenha sido das coisas que melhor fez conhecer-me, porque me obrigou a olhar para MIM, a CONHECER-ME e a AMAR-ME! De vez!

Mudei muito e a mudança a que me refiro não é baseada em tratamentos agressivos e operações, mas naquela “viagem” que fazemos ao centro de nós mesmos, quando a “ideia” de finitude pode estar à espreita…

Quando passamos da inconsciência e inocência da “juventude” para a claridade de quem acredita ter o mundo nas mãos e poder tudo!

Quem se responsabiliza pela Sua Saúde pode tudo... Sinto que saí, deste díficil processo, mais positiva, mais forte e empoderada até. 

No entanto, os meus valores foram abalados. O que fazia sentido no ínicio de 2015, já deixou há muito de o fazer. 

Dediquei-me ao estudo do Tipo de Cancro de Mama que me afectou e ao estudo dos Direitos dos Doentes Oncológicos. Pratico “Cancer Patient Advocacy” (ajudando quem necessita de auxílio na doença) Navegação do Cancro da Mama (no caso de Doentes com Cancro da Mama em fase aguda) e Coaching Oncológico de modo a melhorar o estado emocional de quem sofre ou sofreu de um Cancro (ou familiares) auto-estima, ansiedade, medos. Ajudando a voltar a recuperar o sorriso após ou durante esta fase desafiante. (Sou Coach desde 2007)

Nada do que passei faria sentido se não fosse partilhado! Se não conseguisse com a minha caminhada, trazer algo de bom ou positivo ao mundo!

É este o meu mote; Faço sempre a melhor das limonadas com os limões que tenho no meu Jardim! Ahhhhh, e sorrio, SEMPRE!

Oiçam Sempre o Vosso Corpo e um Beijo no Coração

Carla de Sousa Pinto

Comentários

  1. Minha querida é um enorme prazer começar a seguir o teu blogue. Obrigada por estares desse lado e juntas do mesmo lado.
    Até já

    ResponderEliminar

Enviar um comentário