A HISTÓRIA DO DIA DO PAI

Hoje celebramos um dia especial... o Dia do Pai. Mas sabe o que está por detrás da data?
O Dia do Pai em Portugal (por sermos um País maioritariamente de tradição Católica, Apostólica Romana), celebra-se a 19 de março, dia de São José, santo popular da Igreja Católica, marido de Santa Maria e pai terreno de Jesus Cristo.

Existem duas histórias que se conhecem sobre a origem do Dia do Pai:

Uma que se passa na Babilónia, em 2000 A.C. em que um jovem rapaz de nome Elmesu escreveu numa placa de argila uma mensagem para o seu pai, desejando saúde, felicidade e muitos anos de vida ao seu pai. É o primeiro registo que se conhece de agradecimento a um Progenitor.

A outra, "ligeiramente" mais recente :) teve origem nos Estados Unidos da América, em 1909. 

Em 1909 numa celebração da missa, Sonora Louise ouviu falar do Dia da Mãe pelo que decidiu homenagear igualmente todos os Pais que tal como o seu teriam um papel importante na vida dos seus filhos.  Sonora Louise e os seus 5 irmãos foram criados pelo Pai, William Jackson Smart, que viúvo os criou sózinho. 

O primeiro "Dia do Pai" foi após muitos esforços de Sonora celebrado a 19 de Junho de 1910 e embora a data tenha sido acolhida com entusiasmo, só em 1972 o presidente americano Richard Nixon oficializou a data, tornando-a um feriado nacional. 

A "recém tradição" entretanto levada para outros países, foi adaptada de acordo com os costumes vigentes em cada uma das regiões geográficas pelo que hoje em dia muitos países comemoram o Dia do Pai no mesmo dia em que é comemorado nos Estados Unidos, e outros tantos em datas variadas, como: 

  • Brasil (segundo domingo de agosto); 
  • Espanha, Portugal, Itália (19 de Março, dia de São José); 
  • Finlândia, Estônia, Noruega, Suécia (segundo domingo de novembro); 
  • Nova Zelândia (primeiro domingo de Setembro); 
  • Austrália (segundo domingo de setembro); 
  • Rússia (23 de fevereiro), entre outros.






Crédito da imagem: pixbay.com/Alexas_Photos

Comentários