RECEITAS COM PAIXÃO DE MÁRCIA SOARES GONÇALVES

Não sou vegetariana mas confesso que quanto mais conheço as variações deliciosas que se podem fazer mais me sinto tentada em conhecer este mundo. A semana passada tive o prazer (literal) de experimentar algumas iguarias retiradas do livro feitas pela autora no momento da apresentação. Foi uma surpresa fantástica digo-vos já!
Não sou crítica gastronómica mas confesso que vivo para comer (abençoada genética que me protege dos meus constantes excessos) e gosto de descobrir novos paladares e reeducar os que já tenho (que muito têm sofrido no decurso destes quase 50 anos de vivência). A autora chama-se Márcia Soares Gonçalves e tem tudo a seu favor: a mão para a cozinha, a sua simpatia e disponibilidade e o prazer notório de cozinhar e experimentar. Lançou-se neste mundo através de um blogue, o Compassionate Cuisine, um blog de receitas vegetarianas feito com produtos portugueses (na sua grande maioria por aquilo que tive oportunidade de ver). Para uma recém chegada a este mundo como é o meu caso, foi uma agradável surpresa verificar que afinal não é tão complicado comer bem e vegetariano. Mas vamos ao livro:

Fruto da sua formação académica em Nutrição (ainda a decorrer) o livro começa por abordar alguns conceitos de nutrição passando depois a receitas divididas pelos principais momentos de refeição. Um livro com uma organização muito funcional que permite a qualquer pessoa independentemente do seu nível de competência culinária confeccionar uma refeição para si ou para os seus.

Gosto particularmente do facto de não serem pratos extremamente elaborados que nos fazem querer desistir antes de começar, e que na sua simplicidade contribuem para verdadeiros momentos de degustação!

De destacar também que os Gourmand World Cookbook Awards seleccionaram este livro (e mais 3 também da ArtePlural Edições)  para integrar a shorlist para a seleção dos The Best in the World, os verdadeiros ‘Óscares dos livros de cozinha’ na cerimónia que decorrerá entre 26 e 27 de maio de 2018, em Yantai, na China.



Sinopse: 
O que é a cozinha vegetariana? Bom, na sua essência, é uma cozinha com paixão e compaixão… Paixão devido à criatividade que implica, na seleção, combinação e confeção de ingredientes; e compaixão por não consumir produtos de origem animal, na sua maioria obtidos através de métodos desumanos de criação, transporte e abate. Seja por preocupações ambientais ou por questões de saúde, há cada vez mais pessoas não-vegetarianas a experimentar esta culinária e a descobrir que, afinal, a comida completamente vegetal é… completamente deliciosa! 


Ao longo destas páginas, poderá comprová-lo por si mesmo. Nas suas receitas de pequeno-almoço, aperitivos, sopas e saladas, pratos principais e sobremesas, a nutricionista, bloguer e apaixonada por cozinha Márcia Gonçalves mostra como se pode ter uma alimentação sem produtos de origem animal que seja equilibrada, saudável e de comer e chorar por mais! Com Paixão oferece ainda uma introdução completa à nutrição vegetariana, com dicas e conselhos para tornar a sua dieta mais (ou totalmente!) vegetariana. Receitas simples, acessíveis e irresistíveis e dicas práticas de nutrição e saúde farão com que passe a alimentar-se Com Paixão!





Comentários