MÁSCARAS DE AZEITE PARA UNHAS E CUTÍCULAS

É um tema recorrente em mim, sou paranóica com as mãos, talvez pela minha actividade que me expõe ao olhar. As mãos são para mim um cartão de visita e como tal preocupo-me com o seu aspecto e saúde. As unhas revelam muito do nosso mundo interior e do nosso estado de saúde, e tal como com o resto do corpo há cuidados a ter com elas. Partilho aqui algumas mezinhas que têm funcionado comigo.
O drama existencial: cutículas ... essas peles inestéticas que dão cabo da aparência de qualquer mão! E quando secam ou pior infectam? Desesperante!


O problema é que, apesar de não ser vistas com bons olhos, as cutículas existem para proteger as nossas unhas dos fungos e das bactérias. Ao retirá-las, estamos a deixar o nosso organismo mais susceptível à entrada desses microrganismos, facilitando a instalação de doenças.

Uma forma de evitar o alicate (ou pelo menos de diminuir a quantidade de cutícula retirada) é mantendo essa pele bem hidratada.

Com o tempo, esse cuidado vai deixando a cutícula mais fina, mais fácil de a empurrar para a base da unha. Além disso, a hidratação favorece a integridade das cutículas, evitando que elas sequem e sejam uma tentação para aquela dentadinha de mimo que normalmente leva a uma infecção.

Nesse sentido, o nosso querido azeite pode ser um grande aliado. Veja algumas técnicas de hidratar as suas cutículas com ele:

1. Entre idas à manicura
Sempre que tira o verniz aplique azeite sobre cada cutícula, massaje e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, lave bem as mãos. Pode aplicar o verniz assim que as tiver bem secas.
Outra forma de fazer o mesmo que no ponto anterior é aquecer um pouco de azeite no micro-ondas (apenas para ficar morno) e aplicá-lo sobre as cutículas com o auxílio de uma cotonete ou pedacinho de algodão. Deixe agir por 15 minutos e lave as mãos para remover o produto.

2. Máscara nocturna para cutículas
Quem precisa fazer uma hidratação mais potente nas cutículas pode recorrer a uma máscara caseira nocturno. Para isso, basta misturar 1 colher (sopa) de azeite com 1 colher (sopa) de creme hidratante e aplicar sobre as unhas e cutículas antes de dormir. Remova o produto no dia seguinte.

3. Exfoliante para cutículas
Para suavizar aquele aspecto de cutículas secas pode fazer um exfoliante especial para aplicar. É  simples: misture 1 colher (chá) de azeite, 1 colher (sopa) de creme hidratante e 1 colher (sopa) de açúcar branco.
Aplique a mistura sobre cada cutícula e faça movimentos circulares de forma suave em redor das mesmas. Enxague em água corrente e aplique um creme hidratante. Este procedimento pode ser feito uma vez por mês evitando assim danificar a estrutura das unhas.

Relembro que qualquer uma das acções anteriores é feita sem ter verniz nas unhas ;) 

Comentários