MAS AFINAL O QUE É O CARNAVAL?

Mesmo para quem não o "vive" o Carnaval é sinónimo de festa, escapadinha ou férias no início do ano. Mas para muitos o seu significado ou o motivo pelo qual se festeja é ignorado.
A origem do Carnaval está relacionada com determinados rituais de fecundidade da terra, que eram organizados na passagem de ano e no início da Primavera 

O Carnaval começou a ser festejado pelo povo grego em 600 a 520 a.C., como forma de agradecimento aos deuses pela boas colheitas do ano.

No ano 590 d.C, o Carnaval começou a ser festejado pela Igreja Católica. O período de Carnaval era apelidado como o "adeus à carne", marcando a véspera de um período de jejum e privações antes de se iniciar a quaresma. As populações festejavam e degustavam manjares para preparar o período de privações a começar no dia seguinte. Carnaval ou  Entrudo foi o nome que se deu aos três dias de festas que precedem a quarta feira de cinzas. É uma palavra que tem origem no latim "carna vale" e que significa "adeus à carne".

O carnaval é celebrado 40 dias antes da Páscoa, desde o século XI. Este período é chamado pela Igreja Católica de Quaresma, que preserva quarenta dias de jejum, com abstinência de carne.

Hoje, terça-feira de carnaval é designado popularmente por “Terça-feira gorda” ou "Mardi Gras", como dizem os franceses.
O Carnaval de Torres Vedras é dos mais antigos e reconhecidos de Portugal: 



Comentários