ERROS QUE COMETEMOS AO LIDAR COM O CABELO

Ontem à noite falei de produtos de tratamento capilar mas ainda fiquei fixa no tema .. Fui à procura de algumas das coisas que fazemos e que comprovadamente fazemos sem dar por isso. Encontrei algumas (e das quais sou confessamente culpada). Ora vejam: 
1. Prender o cabelo durante muito tempo e com elásticos fortes (eu ando sempre ... :() 
Independentemente da qualidade do gancho ou elástico a fricção dos mesmos durante o dia pode danificar os fios. Além disso, quando a tracção é muito forte, esticando muito, pode levar à perda de fios na região frontal. Evite principalmente os elásticos de nylon.

2. Já falei sobre isto mas nunca é demais recordar que usar escovas sujas é a "morte do artista". 
As escovas de cabelos devem ser limpas todas as semanas ou, pelo menos, a cada duas semanas. Essa prática ajuda a remover todos os resíduos, já que, cada vez que se penteia, a escova agarra todas partículas que o seu cabelo captou podendo causar irritações do couro cabeludo.

3. Ingerir pouca proteína

A alimentação também é importante. Os cabelos e as unhas são feitos de queratina, componente produzido por proteínas. Com uma alimentação pobre em proteínas torna-se mais difícil ter cabelos e unhas fortes.


4. Usar fronhas de algodão (ora bolas ...)
Eu sei, eu sei são tão agradáveis mas a verdade é que o algodão é um tecido que gera uma fricção muito grande com o couro cabeludo, o que, ao longo dos anos, vai criando danos nos fios, podendo levar a pontas duplas. Prefira fronhas de seda, ou linho, que são tecidos mais lisos.



5. Tomar banho muito quente  (está frio.... :()
Água muito quente no couro cabeludo abre as cutículas do cabelo, deixa o cabelo quebradiço, menos brilhante e estimula ainda mais a produção de sebo, piorando problemas como caspa, inflamações capilares, psoríase e até mesmo calvície.

6. Usar produtos não adequados
Se fizer alguma mudança no cabelo – madeixas, alisamento, pintura etc– é necessário mudar o shampoo e o condicionador, escolhendo um que seja adequado ao cabelo que agora tem. A cada mudança um produto novo que deve ser usado ao lavar.

7. Excesso de tratamento
Realizar tratamentos capilares em excesso também pode deixar o cabelo sem brilho e quebradiço. Na hidratação, por exemplo, os aminoácidos aderem temporariamente à volta  do fio, mas, se ocorrer um acumular de aminoácidos na haste capilar, estas partem-se.

8. Esfregar demasiado (ops ...)
Temos essa tendência ... esfregar os cabelos molhados com uma toalha de forma demasiado vigorosa... achamos que seca mas rápido ... asneira ... 
Com o cabelo molhado, as pontes de hidrogénio quebra-se e todos os fios costumam ficar mais lisos. Mas ficam, também, mais vulneráveis a danos na haste capilar. Então evite esfregá-los, retire-lhes o excesso com a pressão da toalha e também não torça...

Vamos (todas) tentar seguir esta lista ;)?

Comentários