DICAS PARA SE SENTIR MENOS CANSADA DURANTE A SEMANA

Estamos no fim da semana e a sensação é de que "não consegue segurar um gato pelo rabo"? Bem vinda ao pesadelo de muitas de nós. As nossa vidas, com as suas constantes solicitações e afazeres, não facilitam, não é verdade? Mas a verdade é que há pequenas coisas que podemos fazer que nos podem ajudar: 

1. Não caia no erro de se lamentar por tudo e por nada: 
Se os problemas nos batem à porta, não vale de nada aumentar ainda mais a gravidade da situação; tente encará-los pelo que são: inconvenientes com uma solução e aplique-a. Não será fácil mas é possível.

2. Faça uma coisa de cada vez


Essa história do multi-tarefas está mal contada. Se lhe estão a vender a ideia de que para ser uma super mulher dos dias de hoje deve explorar a capacidade de fazer mil e uma coisas ao mesmo tempo, não compre! Essa dinâmica de tocar em vários instrumentos ao mesmo tempo é fantástica na teoria mas na prática pouco eficaz, enerva e dá cabo da sua disposição. Sobrepor actividades – às vezes não conseguindo completar nenhuma – causa fadiga mental e frustrações, que como todas sabemos são os grandes inimigos de qualquer dose de energia. 

3. Dê valor às suas horas de sono de beleza

Quando era uma gaiata a frase que mais gostava de dizer era "tenho tempo para dormir quando morrer". Hoje tenho a noção que se não dormir as minhas 8 horas o meu dia a seguir está realmente estragado. A verdade é que se dormirmos o que o nosso corpo  e mente precisam(farei um post sobre isto já que é um tema que me é chegado: dormir) é óbvio que o dia vai ser muito melhor (mesmo que as coisas não corram como pretende) e não se vai arrastar pelas horas dentro. Tente ir-se deitar sempre à mesma hora para ir recuperando. 

4. Pratique uma qualquer actividade física que goste
Caminhada, corrida, ginásio, yoga, pilates, seja  o que for. Mantenha-se em movimento que isso é um pré-requisito para ter qualidade de vida e uma mente fresca que nem uma alface acabada de colher ;) 
Mesmo estoirada do trabalho e das outras actividades diárias, não deixe de se exercitar pelo menos duas vezes por semana. Os seus níveis hormonais ficarão mais equilibrados, a saúde é beneficiada e a energia certamente será maior.

5. Não seja tão exigente consigo mesma 
Antes de encaixar mais uma actividade no seu dia por si só já tão preenchido, pense se valerá mesmo a pena. Nem sempre aplicar a velha máxima das nossas Mães "não deixes para amanhã o que podes fazer hoje" seja o melhor para si; todos precisamos de pausas, de momentos de ócio, de descanso, convívio de simplesmente estar. Dê prioridade a si mesma, viva de forma mais "lagom", permita-se ser "hygge". Reserve momentos para quem quer bem. Tire um tempo para nada fazer sem culpas.

6. Coma como deve de ser 

"Saco vazio não fica em pé" já lá diz o provérbio e a verdade é que o seu corpo precisa estar alimentado para aguentar o dia que tem pela frente. Preste atenção ao seu pequeno almoço, dando prioridade a uma refeição equilibrada e rica em vitaminas. Evite o fast-food, coma a horas regulares, diminua o consumo do café e beba muita água.


7. Organize suas tarefas

Planeie as suas actividades, seja mentalmente, numa agenda ou recorrendo a uma lista. Priorize, estipule horários e dias para serem resolvidas. Ao organizar as suas tarefas e objectivos é mais fácil concluí-los, o que faz com que a sua semana flua e que alcance as suas metas! 

8. Não se isole

Nem sempre conseguimos estar com os amigos mas mesmo que seja um café rápido às vezes é a salvação da sua semana. A saúdo emocional tem de ser levada em conta e acredite que é essencial para o seu bom humor e força.

9. Mantenha a sua casa ou o seu espaço em ordem 

Já diz a guru da arrumação Marie Kondo que  "Arrume a Sua Casa Arrume a sua vida". É mesmo muito difícil estar em paz e sossego se a nossa casa está um caos. Mas também é muito difícil manter a casa sempre organizada e limpa quando se tem muito que fazer durante o dia. Uma boa opção é fazer uma tabela de arrumação da casa, tirando nem que seja meia hora por dia para arrumar um cômodo por dia. Uma casa arrumada traz mais dinamismo para o dia a dia.

10. Feche os ciclos

Pare de adiar aquela tarefa de que anda a fugir há n tempo. Marque aquela consulta médica, comece ou termine aquele relatório que tem pendente, arrume o armário para o qual evita olhar, deite fora o que tem a deitar, queime as fotografias que pretende. Seja o que for, feche o tema. Mesmo as missões mais simples, se finalizadas, têm o poder de dar um novo impulso.

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