COMO E PORQUÊ AS EMOÇÕES AFECTAM A SUA PELE

Corarmos quando ficamos embaraçadas ou arrepiarmo-nos quando algo nos emociona ou assusta, são dos exemplos mais comuns de como as emoções e a nossa pele estão ligadas. Mas como ou porquê? 

A relação mente-pele é real
Não há maneira de contabilizar todas as formas que as emoções se manifestam em sintomas físicos - daí a expressão psicossomático - pensemos em coração disparado sempre que estamos apreensivas ou nervosas com algo, ou "borboletas no estômago" sempre que nos preparamos para algo novo. mas a verdade é que todos estes sinais são particularmente fortes na nossa pele, e nós nem nos apercebemos.

Esta relação começa no ventre materno já que a pele e o sistema nervoso partilham a mesma origem embrionária, o que significa que as mesmas células formam a pele e o cérebro.

O Stress é a raiz de (quase) todos os males 
Culpemos o Cortisol! Esta hormona é libertada sempre que nos sentimos ameaçadas, provocando uma reacção de "combate ou fuga" o que nos permite um reacção rápida numa situação de perigo real. Embora isto nos fosse útil há uns milhares de anos atrás enquanto fugíamos de um animal selvagem, ou se vivermos em zonas co-habitadas por estes mesmo animais, a verdade é que no nosso dia a dia corriqueiro (neste lindo País plantado à beira-mar) não é das coisas mais úteis. Mas a verdade é que não podemos desligar o fornecimento desta hormona, pelo que esta vai-nos sendo fornecida em todas as situações que nos são stressantes: um mau dia no trabalho, no luto, nas pequenas coisas que nos enervam no dia a dia. 

O cortisol é suposto ser despejado no nosso organismo durante apenas alguns segundos ou por um minuto. Se é continuamente fornecido durante dias ou semanas, dá-se um excesso de cortisol no organismo, provocando rugas, secura, irritações, vermelhão, pele baça ou manchas. É um processo de "pescadinha na boca": assim que a pele reage ao que estamos a sentir, toda a gente ao nosso redor repara, nós sentimos o olhar, o julgamento dos outros, entramos em stress e recomeça tudo de novo. É um círculo vicioso. 

Dormir pode salvar-lhe dia 
Por algum motivo lhe chamam "sono de beleza". Enquanto dormimos os níveis de cortisol estão no seu valor mínimo, e as hormonas de regeneração estão no seu esplendor máximo.

Não trate a pele sem "tratar" da sua cabeça 
Como a pele e a mente estão tão interligadas não se preocupe só com a pele, vá à raiz dos seus problemas, veja o que a incomoda e quando e procure a melhor solução. Há imensos produtos no mercado para lhe tratarem da pele mas a realidade é que se não se preocupar com o que lhe provoca esse abatimento vai continuar pelo resto da sua vida a combater os sintomas e não as suas causa ... 

Vale a pena pensar nisto ...

Comentários