FORMAS DE CONTROLAR O CANSAÇO

Início do ano e supostamente estamos cheias de energia e gana para encarar os próximos 6 meses (pelo menos) até às próximas férias. Sim que temos os objectivos novinhos e fresquinhos para cumprir e aquela vontade de "este ano é que é". Mas o que fazer se já estamos a atingir aquele ponto de ruptura de cansaço e ainda temos tantos meses de trabalho pela frente? 
Por vezes são os pequenos hábitos que nos podem salvar, hábitos que nem temos a noção que nos faltam. Depois de alguma pesquisa aqui ficam aqueles que nos parecem ser os mais importantes:

1. Beba mais água

Embora estejamos em pleno inverno o risco de desidratação é uma realidade e não é preciso esperar que esteja com sede para tomar um copo com água; mesmo quando há uma ligeira desidratação, o nosso humor é afectado, com dificuldades de produzir pensamento crítico e com baixos níveis de energia. O ideal é tomar entre 1,5 a três litros de água por dia, dependendo do seu grau de actividade, pelo que tenha uma garrafinha de água sempre cheia e por perto.

2. Como está o seu colchão?


Dormir mal é garantia de um dia seguinte pouco produtivo, concorda? Por isso é fundamental cuidar bem do espaço onde dorme, para que este seja confortável, e um dos grandes focos nesse sentido é o seu colchão.

Dizem os sábios que os adultos devem dormir entre sete e nove horas por noite, pelo que se acorda com dores nas costas ou no pescoço, talvez esteja na altura de trocar o seu colchão (e muito especialmente se ele já estiver com sinais visíveis de desgaste).

3. Não deixe de tomar o pequeno almoço


Na confusão típica do dia a dia, não é estranho que existam pessoas que preferem ficar mais uns minutos (preciosos) na cama do que tomar o pequeno almoço em casa com calma. Infelizmente, todos os estudos e especialistas da área (encabeçadas pelas nossas Mães ;)) apontam esta atitude como um erro – a primeira refeição do dia é a que ajuda o seu corpo a ter energia e, inclusive, a ter um bom desempenho cognitivo. Para escolher opções saudáveis para essa refeição, inclua frutas, cereais integrais e tente não incluir açúcar.

4. Movimente o corpo


Sabia que fazer uma caminhada é melhor do que fazer uma sesta (isto se a ideia é repor as energias)? Um estudo realizado pela Universidade da Georgia revelou que colocar o corpo em movimento melhora não apenas o humor como também a energia.

Se possível, faça algumas caminhadas curtas a meio do dia, de pelo menos 20 minutos, ou aposte numa boa pedalada. As actividades físicas também fazem com que o seu sono à noite seja melhor.

5. Desconecte-se


Todos sabemos que é óptimo navegarmos nas nossas redes sociais e sites favoritos. Relaxa-nos, achamos; mas a verdade é que como em tudo, é preciso que haja bom senso e equilíbrio. Nos dias de hoje o livre acesso à informação provoca excesso da mesma sobrecarregando o nosso cérebro e vista  aumentando a sensação de ausência de energia.

Liberte-se um pouco do telemóvel, tablet e/ou o computador, concentre-se nas tarefas do seu dia, nas pessoas ao seu redor. Pode parecer pouco, mas diminuir a sua utilização de  tecnologia é uma forma incrível e eficiente de se sentir menos cansada ao longo do dia.

Não custa tentar!

Simples não é ? Então agora é só colocar em prática! ;) 

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