COMO LIMPAR ESCOVAS DE CABELO E PENTES


É lógico e todas sabemos que o devemos fazer, mas a realidade é muitas vezes outra. E se não o fizer está a garantir que o seu cabelo vai sofrer com isso. 
A higiene das escovas e pentes é muito importante, pois ao escovar os cabelos húmidos ou secos, com excesso de creme, ou até mesmo junto ao secador, alguns fios de cabelo vão ficar enrolados nas cerdas. Se não forem retirados, com o tempo vão-se acumulando e criando o ambiente propício para a propagação de caspa e doenças no couro cabeludo.


Como fazer a limpeza em escovas e pentes?

Para limpar escovas e pentes de cabelo é muito fácil, prático e não leva muito tempo. Separe os utensílios que deseja limpar e retire delicadamente todos os fios acumulados. Evite retirar os fios das escovas com a ajuda do pente para evitar danos em ambos.

Num recipiente do tamanho ideal para caberem todas as escovas, despeje um litro de água quente e acrescente uma colher de chá de bicarbonato de soda. Em seguida, mergulhe uma escova de cada vez, deixando de molho por alguns minutos. Após a imersão, adicione ainda uma colher de chá de shampoo na água e deixe por cerca de 30 minutos.

Feito isso, retire as escovas e pentes, passe por água corrente, deixe secar naturalmente e pronto! Agora as suas escovas e pentes estão mais limpos e conservados. Para manter a higiene, repita o procedimento uma vez a cada dois meses. Se perceber que os pentes e escovas estão muito sujos em menos tempo, faça a limpeza antes.

Uma dica para manter a sua escova ou pente sempre com aparência limpa e evitar o acumulo de fios, é ir retirando os mesmos que ficaram enroscados logo após desembaraçar os cabelos.


Outros tipos de escovas

As escovas de cabelo almofadadas e/ou metálicas não podem seguir o mesmo procedimento de limpeza que as demais, porque podem ficar encharcadas ou sofrer oxidação. Assim, é necessário limpá-las sem deixar de molho.

Para fazer a higiene deste tipo de escovas, além de retirar o excesso de cabelos visíveis basta esfregar as cerdas com a ajuda de uma escova de dentes (uma velhinha que já não use a não ser para algumas limpezas aí por casa)  ou esponja flexível, humedecidas com água e bicarbonato de sódio. Faça a limpeza completa sem deixar de molho (águas corrente) e em seguida deixe secar (ao natural para as almofadadas e limpar com um pano seco, as metálicas).

Fácil não? 

Comentários