BEIJINHOS DA SOGRA

Os beijinhos da minha Sogra são doces como estes e sempre bem vindos, pelo que quando me confrontaram com estes fiquei maravilhada! Junta 3 coisas que adoro ... café, canela e azeite ... relações improváveis mas fabulosas ... tais como as que que tenho com a minha Santinha :).
Esta receita não é original minha, e é absolutamente deliciosa. Deixo-vos a receita tal como ma deram e tal como a provei e aguardo os V/ comentários.
INGREDIENTES 

Para um tabuleiro de 25 cm x 30 cm

4 ovos
500 gr de açúcar
2 dl de azeite
1,5 dl de café forte (sem açúcar)
1 colher de chá de fermento em pó
1,5 colher de chá de canela em pó
400 gr de farinha
manteiga q.b. para untar o tabuleiro


Para um tabuleiro de 37 cm x 29 cm 

5 ovos
550 gr de açúcar
2,5 dl de azeite
1,75 dl de café forte (sem açúcar)
1 colher de chá muito cheia de fermento em pó
2 colheres de chá de canela em pó
500 gr de farinha
manteiga q.b. para untar o tabuleiro

PREPARAÇÃO

Num recipiente, mexa muito bem as gemas e o açúcar. Em seguida, junte-lhes o azeite, o café e a canela. Bata até obter um creme liso.

À parte, bata as claras em castelo com uma pitada de açúcar. Misture ao batido inicial a farinha com o fermento em pó e as claras alternadamente, aos poucos. Vá mexendo sempre. Ligue tudo cuidadosamente.

Unte abundantemente o tabuleiro com manteiga (ou com spray, ultimamento uso muito o spray), forre-o com papel vegetal e unte este também. Verta-lhe o preparado e leve ao forno bastante quente por 30 a 40 minutos, ou até cozer.

Retire e vire o tabuleiro sobre a mesa. Deixe arrefecer um pouco e, depois, com uma faca serrilhada e bem afiada, corte os contornos ou bordos (coma-os se quiser mas deixe só o "miolo" do bolo à vista, é mais bonito e macio). Por fim, corte o bolo em vários pequenos quadrados. São óptimos para acompanhar um café ou chá.


Agradeço a quem me proporcionou a degustação desta receita (ela sabe quem é ;)) e à  Bom Garfo por disponibilizar publicamente a mesma!! 


Comentários